A Lavanda (Lavandula Angustifolia) vem da família Lamiaceae (Labiatae), um arbusto lenhoso perene que cresce até 1m de altura. Tal arbusto tem folhas lineares estreitas, verdes pálidas, e flores de pontas rombas de bela cor violeta. A lavanda é nativa da região do Mediterrâneo, embora seja cultivada em todo o mundo atualmente.
No entanto, a melhor lavanda vem da região de Provença, na França, região que tem o microclima perfeito para o cultivo da mais perfumada lavanda. Essa lavanda (Lavandula Stoechas) é um arbusto anão aromático que cresce até cerca de 60 cm de altura. É a mais doce e perfumada de todas as lavandas, e é por isso que a utilizamos em nosso gim. O óleo dessa lavanda é um líquido que varia do incolor a amarelo pálido, com aroma doce, floral-herbáceo de tons balsâmico-amadeirados. Possui um inconfundível e altamente intenso aroma floral perfumado de lavanda que se destaca em nosso gim.
Os dois principais componentes químicos da lavanda que por nós são utilizados são acetato de linalila (45%) e linalol (35%), em conjunto com a cânfora, o cariofileno, o cineol, o ocimeno e o limoneno. A lavanda é um remédio popular de tradição bem estabelecida, e é utilizada por suas qualidades calmantes e revigorantes. Os constituintes químicos da lavanda são particularmente adequados para o emprego em pomadas antissépticas farmacêuticas, e, como fragrância, são amplamente utilizados em todos os tipos de sabonetes, detergentes e cosméticos. Mas seu uso no gim como ingrediente botânico é o que a torna particularmente impressionante, porque seu aroma e sabor inebriantes proporcionam um equilíbrio perfeito às notas cítricas do nosso gim. É um par perfeito.