Também conhecido como Sésamo (Sesamum Indicum), o Gergelim é uma planta herbácea anual pertencente à família Pedaliaceae que se originou na Índia, mas amplamente aclimatada a regiões tropicais em todo o mundo. A planta de gergelim cresce entre 50 cm a 1 metro de altura, e apresenta folhas entre 4 a 14 cm de comprimento. As flores são tubulares, com cerca de 3 a 5 cm de comprimento, e são geralmente brancas, azuis ou roxas. Essas flores produzem vagens que contém as sementes comestíveis de gergelim. Retangulares e com cerca de 2 a 8 cm de comprimento e cerca de 1 a 2 cm de largura, tais vagens contêm pequenas sementes de cor esbranquiçada com cerca de 3 a 4 mm de comprimento, 2 mm de largura e 1 mm de espessura.
As sementes de gergelim têm sido utilizadas como condimento e fonte de óleo comestível há mais de 5.000 anos. São comumente encontradas no topo de pães de hambúrguer, e são polvilhadas em uma grande variedade de pratos asiáticos. As sementes contêm lignanas, sesamolina, sesamina, pinoresinol e lariciresinol, todos os quais responsáveis pelo sabor e aroma distintos e levemente adocicado de noz das sementes.
O Brasil é o décimo primeiro maior produtor de sementes de gergelim do mundo, produzindo mais de 130.000 toneladas por ano. Tendo experimentado muitas variedades diferentes, descobrimos que as sementes de gergelim brasileiras são da mais alta qualidade, e felizmente obtemos nossos suprimentos aqui mesmo no Brasil. Nós torramos nossas sementes de gergelim antes de utilizá-las na destilação, pois a torra traz à tona nas sementes o sabor adocicado e de nós que, na medida exata, funciona especialmente bem com nosso pinhão local.