Ingredientes para o coquetel perfeito
Listamos e descrevemos diversos ingredientes que você vai precisar para algumas de nossas receitas.

Compartihe:

Além do Ivaí Gin™  – coração do seu coquetel –, existem outros ingredientes que você certamente necessitará para fazer o coquetel perfeito. 

Ingredientes simples, como gelo e alguma guarnição, podem se aliar a outros igualmente descomplicados, como água tônica premium. Podem, ainda, ser combinados com outros mais elaborados, que incluem os xaropes a base de açúcar, vinho espumante, sucos de frutas, claras de ovo, licores ou vermute. 

Listamos e descrevemos abaixo alguns desses ingredientes adicionais, incluindo os (fáceis de fazer) xaropes de açúcar caseiros e ou aromatizados, que figuram em algumas de nossas receitas.

Água tônica e outros mixers

Ivaí Gin™ é um produto natural premium que merece nada menos que misturas também naturais e premium. 

Quando se trata do clássico Ivaí Gin™ & Tônica, só a melhor água tônica é indicada.  Ou seja, uma água tônica premium totalmente natural, livre de aditivos artificiais.

A maioria das águas tônicas contém aromatizantes, corantes, adoçantes e outros compostos químicos que são tudo, menos naturais.   Além disso, os fabricantes adicionam à tônica um sabor não muito agradável, ou um sabor que se destaca demasiadamente do natural sabor da água tônica, o que acaba estragando o seu gin.  De qualquer forma, acreditamos não ser o tipo de água tônica que que deve ser misturada Ivaí Gin™.

Reiteramos que apenas a melhor tônica seja misturada ao Ivaí Gin™, porque apenas aquelas totalmente naturais e premium trazem à tona todos os nuances de sabores do Ivaí Gin ™ sem que suas qualidade qualidades puras e naturais sejam alteradas. 

É uma verdadeira filosofia que vale tanto para a água tônica quanto para as outras misturas. 

Embora tenham um preço mais elevado do que as tônicas e misturas padrão, essa característica é justificável pelo melhor motivo: garantir que a qualidade das misturas que você compra seja tão pura e natural quanto possível.  Dessa forma, pode-se desfrutar e apreciar os aromas e sabores delicados do gin ao qual tais ingredientes são adicionados.  Acreditamos veementemente que o pequeno custo extra de uma mistura premium é um preço que vale a pena pagar.

Apesar de não recomendarmos ou endossarmos qualquer ingrediente adicional em particular, testamos com Ivaí Gin™ uma variedade de misturas diferentes feitas tanto no Brasil quanto no exterior.  Os resultados desses testes nos permitiu concluir que as misturas premium Riverside, feitos aqui mesmo no Brasil, são os melhores premium para se adicionar ao Ivaí Gin™.

Xaropes

Algumas de nossas receitas de coquetéis Ivaí Gin™ necessitam xaropes de açúcar ou xaropes de açúcar flavorizados (ou saborizados).  Eles adicionam um verdadeiro sabor e estilo a nossos coquetéis, e são realmente muito fáceis de fazer em casa com ingredientes naturais frescos.  Embora você possa comprar alguns desses xaropes pré-engarrafados e adicionados com todos os tipos de conservantes, aromas e cores, não há melhor substituto que os xaropes caseiros frescos para seus coquetéis.

Os xaropes de açúcar não saborizados podem ser simples ou encorpados. A diferença entre os dois tipos é apenas a quantidade de açúcar adicionado à água. 

Constam, a seguir receitas para ambos os tipos de xaropes de açúcar, bem como de alguns saborizados. 

Dos dois tipos de xaropes de açúcar não saborizados, acreditamos que Xarope de Açúcar Encorpado funciona melhor em nossas receitas de coquetéis.  Portanto, o xarope de açúcar usado em nossas receitas será o Encorpado em vez do Simples.  Se preferir usar o xarope de açúcar simples em nossas receitas, isso não será um problema, pois o sabor do coquetel resultante será apenas ligeiramente diferente, ou menos doce.  De qualquer forma, você sempre experimentará o excelente sabor do nosso Ivaí Gin™, e é disso que importa.

Xarope de açúcar simples

Para fazer um xarope de açúcar simples, basta colocar 100 ml de água em uma jarra, e depois misturar 100 gramas de açúcar (cristal ou refinado) com uma colher.  E isso é tudo, pois o xarope de açúcar simples nada mais é do que partes iguais de açúcar e água misturados.

Não há necessidade de aquecer a mistura, onde o açúcar levará cerca de 10 minutos para se dissolver totalmente na água. Basta apenas mexer a mistura brevemente com uma colher de metal 3 ou 4 vezes durante esse período de 10 minutos.  Assim que o açúcar estiver totalmente dissolvido, a mistura torna-se clara e adquire uma textura ligeiramente xaroposa.  Por apresentar um preparo mais simples e rápido, essa é a consistência do xarope de açúcar preferido de muitos bartenders, e agora estará a seu dispor para uso em seus coquetéis.

Caso queira que o açúcar se dissolva em água mais rapidamente, em tempo menor que os 10 minutos da mistura simples, você pode aquecê-la em uma panela. Para isso, coloque 100 ml de água em uma panela pequena e acrescente 100 gramas de açúcar.  Aqueça a mistura, mexendo ocasionalmente com uma colher. O açúcar se dissolverá completamente antes que a mistura atinja o ponto de ebulição.  Nesse ponto, a mistura adquire a mesma textura ligeiramente xaroposa, como se o açúcar e a água tivessem acabado de ser misturados sem aquecimento.   Se quiser uma textura mais xaroposa (preferida por muitos), deixe a mistura no fogo para que ferva por 5 minutos ou mais depois que o açúcar se dissolver.  Na verdade, quanto mais tempo você deixá-la ferver, mais espessa ela se tornará. 

Depois de atingir a consistência desejada, retire a mistura do fogo e deixe esfriar até a temperatura ambiente, momento em que o xarope de açúcar estará pronto para ser misturado em coquetéis.

Se você não utilizar todo o xarope de açúcar simples de uma vez, pode guardar o restante na geladeira.  É melhor armazená-la em uma jarra de vidro com uma tampa bem firme e justa. Dessa forma, ela permanecerá fresca na geladeira por no mínimo 3 semanas ou muito mais, dependendo das condições ideais.

Xarope de açúcar encorpado

O xarope de açúcar que recomendamos é o Encorpado, de composição e preparo não muito diferentes do simples. A diferença é que essa mistura utiliza o dobro daquela quantidade de açúcar.

Portanto, para fazer o xarope de açúcar encorpado, coloque 100 ml de água em uma jarra e adicione 200 gramas de açúcar (cristal ou refinado), mexendo periodicamente até que o açúcar se dissolva.  Levará aproximadamente 20 minutos para que o açúcar se dissolva completamente se a mistura for mexida brevemente cerca de 6 ou 8 vezes durante este processo.

Um método mais rápido para dissolver o açúcar é também aquecer a mistura.  Este é, inclusive, o método mais eficiente e recomendado por nós, pois o xarope de açúcar resultante tem a consistência certa para todas as nossas receitas de coquetéis em que esse xarope é utilizado. 

Ao empregar o método de aquecimento para fazer seu xarope de açúcar encorpado, coloque 100 ml de água em uma panela e adicione 200 gramas de açúcar.  Aqueça a mistura, mexendo ocasionalmente com uma colher, e todo o açúcar se dissolverá completamente antes que a mistura atinja o ponto de ebulição.  Quando todo o açúcar estiver dissolvido, retire do fogo e deixe esfriar.  A mistura resultante será um xarope cristalino, com a consistência certa para ser usado em nossas receitas de coquetéis.

Se você não utilizar todo o xarope de açúcar encorpado de uma vez, pode-se guardar e manter o restante na geladeira.  Entretanto, é melhor armazená-lo em uma jarra de vidro com tampa bem justa para que permaneça fresco na geladeira por um período de pelo menos 2 meses ou mais.

Xaropes de açúcar saborizados

Os xaropes de açúcar saborizados adicionam uma forma deliciosa e criativa à sua mistura de coquetéis, e certamente complementam e agregam um toque único à nossa linha de Ivaí Gin™. 

Os xaropes saborizados utilizam o xarope de açúcar encorpado como base.  Para prepará-los, será necessário o calor para extrair o sabor escolhido para o xarope. Portanto, ao fazer xaropes saborizados, deve-se empregar o método de aquecimento utilizado para fazer o xarope de açúcar encorpado, com o sabor escolhido sendo adicionado durante o processo de mistura/aquecimento enquanto é feito o preparo do xarope de açúcar encorpado de base. 

Você encontrará abaixo algumas receitas de xaropes de açúcar saborizados, os quais também lhe darão uma boa base para experimentar com outros sabores.

Cada um desses xaropes aromatizados pode, por exemplo, ser adicionado à nossa receita de Ivaí Gin™ & Tônica Clássico.  Basta misturar 20 ml de qualquer xarope de açúcar saborizado para adicionar aquele toque extra deliciosamente intrigante ao seu G&T favorito.

Xarope de jabuticaba

ingredientes:

100 ml de xarope de açúcar encorpado

150g de jabuticabas frescas (lavadas)

Modo de preparo:

Prepare o xarope de açúcar encorpado aquecendo a mistura conforme descrito acima.

Amasse gentilmente as jabuticabas sem descascá-las, e adicione à panela contendo o xarope de açúcar encorpado quente (que deve estar fervendo no momento em que você adicionar as jaboticabas).

Reduza o calor e cozinhe por 5 minutos, adicionando as jabuticabas à mistura e mexendo ocasionalmente. 

Retire do calor e deixe esfriar e infundir por 2 horas na panela. 

Após 2 horas, coe com uma peneira fina para remover todas as jabuticabas e a polpa.

Engarrafe o xarope e utilize-o nos coquetéis conforme a receita.

O xarope não utilizado deverá ser mantido no refrigerador em um recipiente de vidro hermeticamente fechado de 4 e 6 meses.

Xarope de baunilha & morango

ingredientes:

100 ml de xarope de açúcar encorpado

150g de morangos maduros frescos (lavadas)

 2 ml de extrato de baunilha

Modo de preparo:

Prepare o xarope de açúcar encorpado aquecendo a mistura conforme descrito acima.

Corte os morangos em quatro, adicionando-os juntamente com o extrato de baunilha à panela contendo o xarope de açúcar encorpado quente (que deve estar fervendo no momento em que você adicionar os morangos e a baunilha).

Reduza o calor e cozinhe por 5 minutos, adicionando os morangos à mistura e deixando que amoleçam, mexendo ocasionalmente. 

Retire do calor e deixe esfriar e infundir por 2 horas na panela. 

Após 2 horas, coe com uma peneira fina para remover todos os morangos e a polpa.

Engarrafe o xarope e utilize-o nos coquetéis conforme a receita.

O xarope não utilizado deverá ser mantido no refrigerador em um recipiente de vidro hermeticamente fechado de 4 e 6 meses.

Variações:

Esta receita funciona com quase todas as frutas ou suas combinações, como framboesas, manga, maracujá, frutas vermelhas, frutas cítricas, pêssegos, ameixas ou qualquer outra combinação de frutas.

Se utilizar romãs em vez de morangos, o xarope de romã resultante é também conhecido por seu outro nome familiar: Grenadine

Você pode adicionar vigor extra ao xarope adicionando 2g de raspas de casca de laranja ou limão quando acrescentar os morangos e extrato de baunilha ao xarope de açúcar encorpado. 

Você pode também adicionar sabor extra adicionando algumas ervas e temperos ao xarope enquanto ele está infundindo.  Por exemplo, experimente adicionar 6 folhas de manjericão à mistura após uma hora de infusão. Isso adicionará o cheiro e sabor adoráveis do manjericão à mistura (se você adicionar o manjericão mais cedo no processo, seu aroma e sabor voláteis serão menos perceptíveis).   Como alternativa ao manjericão, por que não adicionar alguns raminhos de hortelã ou alecrim? Ou ainda 4g de cardamomo triturado quando a mistura estiver em infusão.

Xarope de Lavanda

ingredientes:

100 ml de xarope de açúcar encorpado

20g de flores de lavanda frescas ou desidratadas

Modo de preparo:

Prepare o xarope de açúcar encorpado aquecendo a mistura conforme descrito acima.

Adicione as flores de lavanda à panela contendo o xarope de açúcar encorpado (que deve estar fervendo ao adicionar a lavanda).

Reduza o calor e cozinhe por 5 minutos, mexendo ocasionalmente.

Retire do calor e deixe infundir por cerca de 2 a 4 horas.

Coe com uma peneira fina.

Engarrafe o xarope e utilize-o nos coquetéis conforme a receita.

 O xarope não utilizado deverá ser mantido no refrigerador em um recipiente de vidro hermeticamente fechado de 4 e 6 meses.

Variações:

Esta receita pode ser usada para fazer xaropes de ervas semelhantes, como Xarope de Alecrim (basta adicionar 20 mg de alecrim no lugar da lavanda).  Outras ervas, como o manjericão, a camomila, a flor de sabugueiro, o capim-limão e a hortelã também funcionam muito bem com esta receita.

Esta receita também pode ser usada para fazer Xarope de Baunilha.  No lugar da lavanda, acrescente uma vagem inteira de baunilha partida ao meio ao xarope de açúcar encorpado fervente. Cozinhe por 5 minutos e depois deixe em infundir por 8 a 10 horas.  Ao final do tempo de infusão, retire a vagem de baunilha do xarope, e você terá um saboroso Xarope de Baunilha.

Xarope de Gengibre

ingredientes:

100 ml de xarope de açúcar encorpado

125 mg de raiz de gengibre fresco descascado e fatiado

Modo de preparo:

Prepare o xarope de açúcar encorpado aquecendo a mistura conforme descrito acima.

Adicione o gengibre descascado fatiado à panela contendo o xarope de açúcar encorpado (que deve estar fervendo quando você adicionar o gengibre).

Reduza o calor e cozinhe por 10 minutos, mexendo ocasionalmente.

Retire do calor e deixe infundir por cerca de 1 hora.

Coe com uma peneira fina.

Engarrafe o xarope e utilize-o nos coquetéis conforme a receita.

O xarope não utilizado deverá ser mantido no refrigerador em um recipiente de vidro hermeticamente fechado de 4 e 6 meses.

Variações:

Você pode apimentar esse Xarope de Gengibre um pouco. Adicione uma pimenta malagueta inteira, e então cozinhe por cerca de 5 minutos.  Retire do calor e experimente a xarope.  Se a infusão de pimenta for do seu agrado, retire a pimenta e continue a infusão de gengibre.  Caso contrário, adicione a pimenta novamente por mais alguns minutos.  A maioria das pimentas precisa de apenas 5 minutos de cozimento para atingir o efeito desejado. 

Outros sabores para experimentar no Xarope de Gengibre são: coco, hortelã, limão siciliano ou limão taiti.

Licores & vermutes

Muitas receitas de coquetel pedem ingredientes que não são comumente encontrados em lojas ou supermercados, e licores e vermutes são um exemplo disso. 

O licor é um tipo de destilado adoçado que é saborizado com uma ou mais ervas, raízes, plantas, flores, frutas, laticínios, mel, temperos ou grãos.  A categoria engloba produtos como aguardentes de frutas, licores cremosos, licores de café, triple secs, absinto e licores amargos (os chamados “bitters”).

O vermute é um vinho aromatizado saborizado com botânicos que incluem flores, plantas, raízes, sementes, cascas, temperos, frutas, cítricos, e são então fortificados com um destilado à base de uva.

Como você pode perceber com esta breve descrição, licores e vermutes, junto com os bitters (vide descrição abaixo), são produtos que atendem a um nicho bem específico, e que dificilmente são descritos como convencionais.  Mas não é impossível encontrá-los, se você souber onde procurar. Especialmente agora, em que tantos de nós estão comprando online. 

Todos os ingredientes mais exóticos em nossos coquetéis podem ser comprados, por exemplo, na loja online “Casa da Bebida”, que dispõe de um estoque com uma seleção muito ampla dos destilados, licores, e vermutes, além dos bitters mais incomuns. O link para a Casa da Bebida aqui.

bitters

Os Bitters são ingrediente líquidos e alcoólicos com característico sabor amargo (daí o nome “bitter”). São criados a partir da infusão de cascas, ervas, cascas de fruta, flores, raízes e outros ingredientes no álcool.  Há uma ampla variedade de sabores que podem ser criados, como bitters de laranja, bitters de limão, bitters de fruta, bitters picantes; enfim, a lista é longa e continua.  Nos últimos anos, ainda mais sabores de bitters foram criados, como chocolate, cereja e café. Tudo isso torna a gama de perfis de sabores de bitters quase infinita.

Talvez os bitters mais famosos sejam os aromáticos Angostura®, produzidos em Trinidad e Tobago, e que contêm 44,7% de álcool por volume.  Têm um sabor picante com notas de cravo e canela.  A Angostura® produz ainda bitters de laranja e limão, entre outros.  É muito provável que, atrás do balcão de qualquer bar de respeito, você já tenha cruzado com alguma garrafa desses aromáticos e onipresentes bitters, caracterizados por sua marca registrada: rótulos em papel jornal que envolvem completamente a garrafa.

Em receitas de coquetéis, os bitters são adicionados em gotas ou doses.  A dose típica tem normalmente 6 a 8 gotas.  Tenha apenas um cuidado: existem vários fatores que podem afetar a quantidade de líquido em cada dose, como o tamanho do orifício na garrafa, a quantidade de líquido que há na garrafa, e ainda a força ou o tremor da mão que a entorna.

guarnições

Em cada coquetel, listamos a guarnição que acreditamos funcionar melhor com o coquetel em particular. 

As guarnições principais são as frutas cítricas – especialmente limão-taiti, o limão siciliano, a laranja Champagne e a toranja; os “berries” (i.e. bagas) e frutas silvestres  – como a jabuticaba, seriguela, morangos, framboesas, maracujá e romã; ervas  – como alecrim, manjericão e hortelã, além de outras guarnições, como azeitonas e até pimenta malagueta (chilli).

Muitas receitas de coquetéis pedem cascas torcidas (twists) de limão, lima ou laranja como enfeite.  Estes são facilmente obtidos da fruta utilizando um descascador tipo “Channel Knife” ou mesmo um descascador de legumes. Em geral, descasca-se cerca de 10 a 15  cm de comprimento da casca (sem a parte branca, fibrosa e amarga).  A casca deve ficar oleosa ao toque.  Mais óleo pode ser extraído se a casca for gentilmente espremida sobre a o copo, para que os óleos da casca sejam depositados sobre bebida.

Algumas das guarnições em nossas receitas de coquetéis são sazonais, enquanto outras podem simplesmente não estar disponíveis no armário da cozinha quando, por impulso, você decidir preparar um necessário coquetel.  Não se preocupe caso não tenha as guarnições recomendadas à mão.  Elas são apenas sugestões, e se você substituir uma guarnição recomendada por algo da mesma categoria geral, você estará bem. Seu coquetel ainda terá um sabor delicioso.

Tente, porém, utilizar as guarnições mais frescas que puder encontrar. Sabemos, por experiência própria, que o frescor da guarnição será o fator mais importante e recompensador quando você provar seu coquetel.

Descubra tudo sobre o London Dry Gin: desde a sua origem até os seus principais ingredientes e como apreciá-lo da melhor forma.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site você concorda com nossos Termos de Uso.
Saiba mais
Precisa de ajuda ?